Face aos desafios globais da agricultura, impulsionados pela crescente procura por alimentos e pela urgência da sustentabilidade, a Agricultura de Precisão (AP) emerge como uma resposta transformadora, integrando tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA) e Deteção Remota.

O projeto AmbioAgroSense alinha-se intrinsecamente com o caminho evolutivo da agricultura, conforme delineado pela reforma da Política Agrícola Comum (PAC), o Pacto Ecológico Europeu (Farm to Fork) e a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030 de Portugal. Estes enquadramentos visam um setor mais competitivo, justo e ambientalmente consciente, promovendo a redução de emissões, técnicas ecológicas e a valorização dos recursos naturais.

A transição para a Agricultura 5.0, um conceito centrado no ser humano e na integração total entre os mundos digital e físico, é o pilar deste projeto. A AmbioAgroSense propõe-se a impulsionar esta transição, utilizando a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos agricultores e a sustentabilidade das práticas agrícolas.